sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A dor do dia seguinte.

Não dá para esconder: a dor acompanha as Artes Circenses em diversos níveis. Como acontece em toda atividade física, tanto iniciantes como os mais experientes podem sentir dor depois dos exercícios, mas o importante é saber até que ponto ela poder ser considerada normal ou um sinal de que o corpo passou dos limites.

 

Para quem já está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade irá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto porque o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços.


Durante a atividade, os músculos solicitados sofrem microrrupturas e acumula ácido lático. Para se recuperar, o organismo gera um processo inflamatório e aí a dor. Aos poucos, entre 1 a 2 meses, o corpo irá se adaptar a intensidade dos exercícios e a dor irá desaparecer aos poucos.


Nos treinos mais intensos a probabilidade de ficar mais dolorido ou até mesmo sofrer uma distensão é maior. Por isso é importante sabre como lidar com as dores diárias e evitar as lesões mais graves. Não quero dizer que seja preciso sentir dor para fazer circo, aliás, se você sente dor durante o exercício é sinal de que está forçando além do que deve ou que já é hora de parar e diminuir o ritmo ou a intensidade do exercício.


Porém, como a tendência nas atividades circenses é progredir para evoluções mais complexas ou mesmo posições que ativem grupos musculares diferentes, a dor pode voltar. A medida que o condicionamento físico melhora, sentimos mais estímulo para permanecer mais tempo em um aparelho ou manter algumas poses por mais tempo, o que aumenta a intensidade do trabalho muscular.


O que fazer? Um bom alongamento antes e depois do treino é muito importante para preparar e relaxar a musculatura, de preferência um que contemple todos os principais grupos musculares.


Para quem treinou e sentiu dor no dia seguinte, procure treinar outros grupos musculares ou fazer atividades com menor intensidade para não agravar a situação.


As compressas de gelo também ajudam no processo antiinflamatório. Duas vezes ao dia por 10 minutos já é suficiente. Os medicamentos antiinflamatórios só devem ser tomados com prescrição médica.

Dê um tempo para o corpo se recuperar, não trabalhando os mesmos grupos musculares em dias seguidos.

Se estiver com muita dor, descanse.


Mas persista, vale a pena!

Vídeo: Os cinco truques mais doloridos do Tecido Acrobático.

Nenhum comentário: